Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

14/02/2009

Brasil e Terra Madre na BioFach 2009

A BioFach é a maior feira dedicada a produtos orgânicos do mundo e já se aproxima da sua 20ª edição. O evento, que acontece anualmente em Nuremberg, na Alemanha, inaugura sempre no mês de fevereiro o calendário das feiras BioFach, que acontecem também na Índia, China, Japão, Estados Unidos e Brasil. Este ano, a feira será realizada no período de 19 a 22 de fevereiro, tendo a Dinamarca como país-tema.

Por se tratar de uma feira focada em negócios, não existe a venda de produtos para visitantes e compradores. Os grandes produtores e grandes empreendimentos que trabalham com orgânicos, bem como, empreendimentos da agricultura familiar, expõem seus produtos, promovem degustações, trocam informações com fornecedores e compradores, aprendem sobre novas tecnologias e agendam visitas com futuros parceiros. No ano de 2008, a feira contou com 2.764 expositores e cerca de 46.500 visitantes, vindos de 124 países, números resultantes da movimentação de, aproximadamente 40 bilhões de dólares no mercado internacional orgânico, no ano anterior.

Este ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, está apoiando dez empreendimentos produtores de orgânicos, que representam a agricultura familiar brasileira e possuem certificação orgânica. É prevista a geração de negócios para mais de quatro mil famílias que estarão ali representadas.

O estande do MDA, onde os produtos orgânicos ficarão expostos, terá 61 metros quadrados no pavilhão dois da feira e, contará com o cacau, mel, café, óleos, polpas, geléias e doces de frutas.

Dos dez empreendimentos selecionados para representar o Brasil na BioFach, quatro fazem parte da rede Terra Madre, são eles:

  • COOPFAM – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região
  • COOPEALNOR – Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (agroecologia@cealnor.org.br)
  • COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (www.umbubrasil.com.br)

A COOPERCUC, que representa a Fortaleza Slow Food do Umbu, já participa do evento pela terceira vez e, a cada ano firma parcerias mais importantes para a cooperativa. O objetivo da participação no primeiro ano foi iniciar os contatos com futuros clientes e observar o funcionamento de uma feira desta grandiosidade. Já na segunda vez, o foco foi fechar negócios, a empresa austríaca de comércio justo EZA comprou 15 mil vidros de doces.

Potes de doces produzidos pela Fortaleza do Umbu

Produtos da Coopercuc - Fortaleza Slow Food do Umbu

Agora em 2009, a COOPERCUC participa da BioFach com o intuito de começar uma negociação com a maior empresa de comércio justo da Alemanha, a GEPA, e também para fechar a venda de 25 mil vidros de doces para a já parceira EZA.

Além disso, já está marcada uma reunião na BioFach com representantes da Fairtrade Labelling Organizations International – FLO, que é a maior certificadora de comércio justo e responsável mundial pelo açúcar e produtos processados. Após o término da feira, haverá outra reunião, desta vez com representantes da KMB – Organização dos Homens Católicos da Diocese de Linz,  uma entidade austríaca que apóia a COOPERCUC nas áreas comercial, produtiva e ambiental.

A cooperativa levará vários produtos derivados do umbu e do maracujá da caatinga, além do doce de banana com maracujá e alguns lançamentos.

Para mais informações sobre a BioFach acesse o site: www.biofach.de/

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.