Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

17/04/2009

Desafio Slow Fish

Uma campanha internacional está sendo lançada na ocasião do Slow Fish neste final de semana, o evento da pesca sustentável que acontece em Genova entre 17 e 20 de abril, convidando todos os amantes dos peixes e frutos do mar a tomar uma atitude no Desafio Slow Fish.

O Slow Food tem sistematicamente realizado uma campanha de sensibilização sobre a situação crítica que nossos mares estão enfrentando através do evento bienal Slow Fish por alguns anos, assim como através de projetos para apoiar comunidades da pesca artesanal sustentável. Com esta campanha, “peixe sustentável” se torna foco para toda a rede Slow Food e Terra Madre e tema para eventos e atividades organizadas nas comunidades por todo o mundo.

O Desafio Slow Fish convida a todos os membros do Slow Food, comunidades do alimento, cozinheiros e chefs de cozinha, acadêmicos e jovens da Rede Terra Madre para organizar pequenas atividades dedicadas à pesca sustentável (degustações, jantares, oficinas…) e enviar a informação sobre os peixes escolhidos e as receitas usadas para prepará-lo. Todos estes exemplos serão reunidos para formar um livro on line de receitas de peixe bom, limpo e justo de todo o mundo.

As diretrizes do Desafio Slow Fish são:

1. Encontre o peixe certo:
– Evite espécies ameaçadas, tais como o atum azul, salmão do Atlântico e salmão de cultivo, camarões tropicais, peixe espada, etc.
– Escolha peixes locais, isto é, capturado no mar ou lagoas próximas a você
– Assegure-se que o seu peixe tem o tamanho mínimo necessário para reprodução (existem peixes, tais como o Orange Roughy que somente chegam na época de reprodução com 20 anos!!!)
– Use peixe da estação, ou seja, espécies que estão fora do período de reprodução.

2. Escolha uma receita:
– Uma receita tradicional
– Uma receita inventada por você, que poderá se tornar uma tradição do futuro

3. Prepare o peixe em casa, no seu restaurante ou cantina. Compartilhe-o com amigos, clientes, jornalistas, etc. Explique para os seus companheiros de mesa porque você escolheu este peixe e porque ignorou outras espécies. Sua receita será uma oportunidade para celebrar, em uma ocasião marcada pela convivialidade e um pequeno, mas significativo, gesto de responsabilidade. Um ato político real – salvar nossos mares.

4. Envie para o Slow Food as informações que você coletou sobre este peixe (suas características, como, onde e quando foi capturado …) e sua receita, junto com quaisquer fotos, histórias dos pescadores ou outros materiais.

O Desafio Slow Fish estará em ação nos próximos três meses – Maio, Junho e Julho – e todos têm até 15 de Agosto de 2009 para enviar suas receitas e material para comunication@slowfood.com

Clique aqui para mais informações sobre o Desafio Slow Fish (em inglês)

Saiba mais sobre a Fortaleza do Aratu, uma comunidade apoiada pelo Slow Food no Sul de Sergipe

Veja o filme da campanha do Slow Food para a pesca sustentável

<< Texto anterior: Próximo texto: >>
Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.