Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

18/01/2009

Iª Festa do Umbu: Árvore Sagrada do Sertão

Escrito por: COOPERCUC

“… os umbuzeiros… irradiantes em círculo… árvores sagradas do sertão…semelham grandes calotas esféricas. Suas flores alvíssimas são a nota mais feliz do cenário deslumbrante. Desafiando as secas mais duradouras, amparam, alimentam, mitigam a sede do homem do sertão”.

Os Sertões – Euclides da Cunha

Cartaz da I Festa do Umbu - Clique para aumentar

O aproveitamento de frutas nativas da caatinga, especialmente do umbu, representa um dos maiores potenciais da região Semi-árida do Brasil devido a uma grande produção anual. O umbu é o símbolo da convivência e da abundância, pois independente das condições do tempo, o umbuzeiro produz.

Por se tratar de um produto alimentício da biodiversidade brasileira, atrativo e de alto valor nutritivo, os produtos do umbu têm um público alvo bastante diversificado. Atualmente, em várias regiões do Semi-árido, agricultores e agricultoras estão beneficiando e comercializando o umbu, cujos produtos já se encontram em vários estabelecimentos comerciais (supermercados, lanchonetes, hotéis, lojas de conveniência, delicatessen), e sendo utilizado na merenda escolar de vários municípios. Os produtos comercializados são suco, geléia, doces em calda, de corte, cremoso, polpa congelada e pré-cozida. Esses produtos trazem consigo ainda, a vantagem da quebra de perecividade dos mesmos, assegurando a validade mínima de um ano, sem a necessidade de refrigeração. Leia mais sobre a Fortaleza Slow Food do Umbu.

O valor nutritivo do umbu é de fato um dos principais fatores que levam as pessoas e os próprios produtores a consumirem os produtos derivados. O umbu é uma das principais fontes de vitamina C que temos no Semi-Árido e ainda possui uma grande composição de outros elementos essenciais na alimentação como cálcio, fósforo, ferro e vitamina A.

É por essa e outras razões, que a COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá, decidiu realizar este evento denominado como Iª Festa do Umbu: Árvore Sagrada do Sertão, uma festividade de confraternização e de estímulo à conscientização educativa dos produtores, familiares, habitantes das comunidades e entidades que ao longo de 20 anos desenvolvem um trabalho de organização civil-comunitária e de convivência com o semi–árido.

Tem como objetivo reunir os cooperados, os grupos de produção e a comunidade local para divulgar a importância de práticas sociais, ambientais e culturais e celebrar os resultados do beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos das frutas nativas da caatinga, especialmente o umbu, símbolo cultural e ambiental da região.

Esta iniciativa visa implantar e promover o evento gerando um projeto sócio-educativo para ampliar a divulgação e compreensão da comunidade local e de toda sociedade sobre os mecanismos de construção do processo de desenvolvimento sustentável implantado pela COOPERCUC através da conjuntura de promoção da melhoria das condições de vida dos agricultores familiares desta região e do estímulo a ações de preservação ambiental.

O evento também irá proporcionar a possibilidade de reunir todos os envolvidos, atores e atrizes de um filme que começou a ser produzido há 20 anos, relembrando os pequenos passos inicias do caminho trilhado, através de fotografias, vídeos, DVD, e também de depoimentos dos produtores/as parceiros e outros.

A COOPERCUC, a Fortaleza Slow Food do Umbu e o Convivium Slow Food Umbu têm o prazer de convidar a todos para as atividades da I Festa do Umbu, no dia 24 de janeiro de 2009 a partir das 10:00 hs na Praça São João Batista, em Uauá (Bahia).

Confira a programação da I Festa do Umbu:

  • 10:00 – Abertura (Presidente da COOPERCUC)
  • 10:15 – Composição da mesa e pronuciamento das autoridades presentes
  • 12:00 – Oficina “Slow Food e Ecogastronomia”
  • 13:30 – Intervalo
  • 14:00 – Oficina “Economia solidária – Uma outra economia acontece”
  • 15:00 – Oficina “Sustentabilidade e Meio Ambiente”
  • 16:15 – Concurso de Músicas, Poesias e Cordéis voltadas para o Umbuzeiro
  • 17:30 – Concurso de Culinária com produtos do umbu
  • 18:30 – Show Artistico de Encerramento

Mais informações:

Jussara Dantas – Ger. Comercial
Ademario Oliveira – Rep. Vendas Nacional
Tamires Alves – Aux Comercialização
Telfax: +55 (74)3673-1428 
Email: vendas@coopercuc.com.br
www.coopercuc.com.br
www.umbubrasil.com.br

5 Comentários

  • 1. fulvio iermano  |  22.01.09 às 2:26

    parabens pela iniciativa!!!…sendo impossibilitado a visitar-vos.. vou esperar as fotos da festa..e os comentarios
    Fulvio

  • 2. epifanio gomes da costa  |  4.02.09 às 11:25

    PARABENS PELO EVENTO E INICIATIVA

  • 3. Elizabete Ribeiro da Paixao  |  25.02.09 às 12:01

    O umbuzeiro deveria ser reconhecido como o verdadeiro representante da caatinga nordestina.

    eu amo esta fruta

  • 4. epifanio gomes da costa  |  10.06.10 às 10:14

    Importantissimo. E a fruta de que mais gosto
    Boa Sorte
    epifanio gomes da costa

  • 5. maria pereira de souza  |  28.01.12 às 5:43

    EU AMO ESSA FRUTA ,SOU MESMO APAIXONADA! PARABENS PELA CONSAGRAÇAO AO EMBU.

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.