Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

12/01/2009

II Festa do Licuri

Escrito por: Josenaide Alves

Um sinal de esperança para os produtores da Caatinga

O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Licuri

Com a palmeira do licuri tudo é aproveitado: cascas, frutos, amendôas, flores, folhas, palha, raiz, tronco e concas.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Derivados de licuri

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.

Através da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES, os produtos (doces, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, paçoca, artesanatos, bijuterias) são comercializados na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais, destacando-se o Encontro Mundial das Comunidades do Alimento (Terra Madre) realizado em 2004, 2006 e 2008, na cidade de Turim – Itália.

Em 2008, a Assembléia Geral da COOPES decidiu que cada ano a Festa do Licuri será realizada em um município ou comunidade onde predomina mata nativa do licuri, para que a idéia seja divulgada e abraçada por todos da região.

II Festa do Licuri

I Festa do licuri

Quebradeiras de licuri, participam da I Festa do Licuri, realizada em março de 2008.

A II Festa do Licuri será realizada no dia 26 de abril de 2009, numa comunidade do município de Serrolândia, tendo como objetivo incentivar:

  • A cultura regional, através das suas cantigas, comidas típicas, etc;
  • Produção de mais alimentos, artesanatos, cosméticos e outros derivados do licuri;
  • Preservação do meio ambiente e da vegetação da caatinga;
  • Preservação dos licurizeiros;
  • Reflorestamento com o plantio da palmeiras nas áreas devastadas;
  • Geração de trabalho e renda para famílias;
  • Parceria de outras entidades.

A COOPES e a rede Terra Madre convidam os sócios, amigos, lideranças e representantes de entidades parceiras a participarem da Assembléia, que será realizada dia 09 de fevereiro de 2009, às 9:30h na Sede, onde será formada uma Comissão de Organização da Festa do Licuri, agenda de reuniões e outros encaminhamentos.

Josenaide de Souza Alves – Presidente
Coopes – Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina
Av.Airton Senna 731 A – Bairro São Luiz Capim Grosso – Bahia
Tel: (74)3651-0225 e (74)9199-8569
E-mail: josa.alves@ig.com.br
Site: www.coopes.org.br

7 Comentários

  • 1. Fique por dentro Festa &r&hellip  |  13.01.09 às 5:56

    […] o envento da rede, além de textos sobre gastronomia, culinária regional, … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  • 2. MARGARIDA NASCIMENTO  |  12.05.09 às 7:09

    boa noite fico muito contente pois nasci ai perto em serrolandia e fico feliz em ver que a comunidade se preocupa em presevar a origem e ensetinvado o pessoal a parabens.
    gostaria de ver a reportagem da 2 festa do licuri pois foi na roça dos meus pais como estou longe não pude esta ai moro e sp e gostaria de ver as fotos reportagem obrigada um grande abraço.
    margarida

  • 3. Samuel de Andrade. Reis  |  18.08.09 às 12:47

    sou um dos tecnico que estou acompanhado uma iniciativa
    para produção de licuri no municipio de Monte Santo.
    a nossa proposta chama-se beneficiadora comunitaria de licuri.
    estamos iniciando.

    companheiros gostaria de marcar uma visita a esta entidade
    pois no momento somos paceiros, somos visinho e defendemos
    a mesma causa. aguadamos a resposta, de vocês.obrigado samuel.

  • 4. Simone Fraga Tenório Pereira Linaress  |  27.08.09 às 12:00

    Olá, Conheci o Slow Food através de pesquisas sobre alimentos. Hoje estava pesquisando sobre produtos extraídos do Licuri, pois sou pesquisadora do Programa de Conservação e Manejo da Arara-Azul-de-Lear, através da Fundação Loro Parque e SAVE Brasil, e olha aonde vim parar!
    O Licuri é o principal item alimentar dessa espécie que só ocorre no sertão baiano, na região de Jeremoabo, Canudos, Euclides da Cunha, Sento Sé, Monte Santo, Campo Formoso, Santa Brígida, Uauá e Paulo Afonso.
    Pesquiso para verificar a possibilidade de utilização do fruto no estágio maduro, evitando a competição com as araras que se alimentam no estágio anterior à maturação. A idéia é que as comunidades trabalhem organizadas, de maneira sustentável e produzam renda através desses produtos.
    Que pena que só agora soube da Festa do Licuri! Mas quem sabe na próxima consigo ir.
    Parabéns pelo trabalho de vocês.

  • 5. Simone Fraga Tenório Pereira Linaress  |  27.08.09 às 2:53

    Samuel,

    Monte Santo é uma das áreas de ocorrência da Arara-Azul-de-Lear; podemos conversar a respeito sim, pois, nestas áreas, dependendo de como for feita a extração, vai ser mais difícil obter o licenciamento para a atividade.
    Você poderia entrar em contato diretamente comigo através do meu e-mail: simone.tenorio@gmail.com
    Aguardo!
    Abraço.

  • 6. Mequisson  |  5.10.13 às 12:25

    A RAIZ DO LICURI TAMBEM É REMÉDIO PARA PROSTATA

  • 7. Josenaide de Souza Alves  |  11.01.14 às 6:19

    Fico contente com os comentários sobre o Licuri. É muito importante fazer o licuri viver e não desaparecer. O nosso objetivo é valorizar cada vez mais o Licuri e se possível, nos juntar a outras comunidades que também trabalham com este coquinho delicioso e saudável. Nossa meta é Criar uma Rede de Produção e Valorização do Licuri. Em 2013, iniciamos a divulgação da Proposta de Lei de Preservação do Licuri nos municípios da Região. Cada ano fazemos a Festa em um município onde tem Licuri. Dia 27 de julho de 2014, faremos a VIIª Festa Regional do Licuri no município de Várzea do Poço, sertão da Bahia. Todos os amigos e amigas do Licuri estão convidados. Quando estiver mais próximo da data, colocaremos a programação no site. Veja fotos de outras Festas na galeria de fotos e blog do site: http://www.coopes.org.br
    Visite a Coopes em Capim Grosso – Bahia, participe da VIIª Festa do Licuri e traga suas pesquisas, experiências e produtos para comercializar na Festa. Abração. Josa

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Acessar

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function eregi_replace() in /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssfeed.php:227 Stack trace: #0 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-update.php(42): BDPRSSFeed->parse() #1 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-aggregator.php(141): BDPRSSUPDATE::update(Object(stdClass)) #2 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssaggregator-db.php(395): BDPRSS2::update(Object(stdClass)) #3 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-aggregator.php(130): BDPRSS_DB->updateOldest() #4 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/class-wp-hook.php(287): BDPRSS2::updateOldest('') #5 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/class-wp-hook.php(311): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #6 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #7 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/ in /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssfeed.php on line 227