Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

9/12/2008

Relatório CEPAGRO – Reunião com a comunidade do Portal

A equipe do CEPAGRO e a rede Terra Madre agradecem o apoio e a solidariedade de todos que contribuíram com doações até este momento e, descrevem as ações que estão sendo desenvolvidas para recuperar os danos causados pelas enchentes. Lembrando ainda que, qualquer tipo de ajuda será bem vinda.

Este relatório é referente à reunião realizada no dia 04/12/2008. A mesma foi articulada na última visita que a equipe do CEPAGRO fez à comunidade, dia 28/11/2008, para levar donativos, verificar “in loco” a realidade acompanhada pelos meios de comunicação e, também o contato por telefone com alguns integrantes dos Grupos de Hortas Comunitárias e individuais do Projeto de Agricultura Urbana que o Centro executa.

Como preparação da reunião, foi feita uma campanha para arrecadação de donativos para levar às famílias, bem como a busca de ajuda para recuperar as áreas produtivas das hortas. Obtivemos excelentes resultados, com amigos, organizações e parceiros, que se solidarizaram com as necessidades expostas. De forma emergencial, conseguimos arrecadar cestas básicas, materiais de higiene pessoal, materiais de desinfecção, água, leite, frutas, roupas e sapatos. Boa parte das doações vieram de amigos próximos e parceiros, outra parte foi conseguida via Bombeiros de Santa Catarina que, através de um ofício/relato nos repassaram gêneros alimentícios e de limpeza destinados à comunidade. Este montante completou uma carga, da pick-up Fiat Strada, o porta malas e banco traseiro do Fiat Uno do CEPAGRO.

Saímos de Florianópolis às 16h chegando a Itajaí às 18h30min. A reunião seria primeiramente, na Escola Estadual da Comunidade mas, por motivos de manutenção devido à enchente, tivemos que transferir para a residência do casal Eliziana e Silvestre. Chegando, percebemos que as pessoas já estavam bem mais tranqüilas, comparadas a nossa última visita e com estratégias de retomar aos cotidianos, ficando muito claro no depoimento de Eliziana:

“…primeiro veio o desespero quando a água baixou e eu entrei em casa e vi tudo boiando, depois passou! Aí passei três dias e limpei tudo e a casa ficou vazia e o desespero voltou! Mas agora já to mais calma e pensando na horta!”

Estavam presentes Sr. Santo Gomes, Sr. Teobaldo, D. Clementina, Sr. Airton, Lucimar, Silvestre, Eliziana, Sr Valdir e o Sr. Batista e demais crianças que fazem parte do Grupo de Agricultura Urbana do Portal, bem como, Marcos e Charles técnicos do CEPAGRO e Alexandre estagiário do CEPAGRO. Faltaram o Sr. Gentil e Sr. Nauri, também integrantes do Grupo, mas como um deles perdeu sua casa, está na casa de parentes em outro município e, o outro está muito debilitado fisicamente e não pode comparecer. Foi preciso sair nas casas para buscar cadeiras, pois restaram apenas um banco e três cadeiras na residência do casal.

Iniciamos a reunião com um rápido relato do Charles sobre os desdobramentos da nossa última visita na comunidade e o empenho na tentativa de contribuir com as famílias. Foi entregue uma cópia da carta relatando a situação e também foi construída uma pauta mínima colocando o objetivo da reunião, que seria o levantamento das necessidades mais urgentes e um plano de reconstrução das Hortas. Marcos falou sobre a relação do CEPAGRO na comunidade, que é diretamente com o Grupo de Agricultura Urbana e indiretamente com os outros moradores da comunidade. Falou também que a ponte de relação e comunicação é o Grupo, assim todos os excedentes de doações e a indicação de pessoas mais necessitadas fica por parte do Grupo de Agricultura Urbana.

Num papel craft foram listadas as principais necessidades, que são:

  • Alimentos básicos
  • Água
  • 03 colchões de solteiro e 08 de casal
  • 03 camas de solteiro e 01 de casal e 01 beliche
  • 09 armários
  • 04 roupeiros
  • 04 pias com armários de cozinha
  • 02 geladeiras
  • 10 sofás
  • 03 fogões
  • 10 conjuntos de copa (mesas e cadeiras)
  • Panelas
  • Lençóis de solteiro e casal
  • Toalhas de banho
  • Travesseiros
  • Materiais de limpeza (vassouras, baldes, etc)
  • Produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal

Uma das coisas mais importantes e preocupantes observada e não descrita nesta lista, é a reconstrução da casa do Sr. Gentil, todos se manifestaram a favor de mutirões e a fazerem isso de forma coletiva. Com esta listagem, o CEPAGRO responsabilizou-se de fretar um caminhão, contatar o Corpo de Bombeiros e arrecadar o que for possível para levar na comunidade na próxima semana. Se as arrecadações forem superior ao necessário para essas famílias, conforme acordamos, elas disponibilização e repassarão para outras que necessitem.As reconstruções das Hortas e quintais foram o segundo momento da reunião, primeiramente citada a falta que faz na vida das pessoas, por conta do trato e manejo diário e, principalmente, no prato destas famílias, onde hoje não incrementam mais suas refeições.

Charles e Marcos relataram que o CEPAGRO está totalmente disponível e interessado na reconstrução destes espaços, e que a metodologia de mutirões, que foi aplicada na Horta Comunitária, seria mantida, mas agora ampliada para as Hortas Individuais e os quintais. Também relataram que nesta etapa incluiriam as crianças e jovens da comunidade para aprofundar as discussões sobre as causas e conseqüências das enchentes e, a relação que existe entre a Agroecologia e a ocupação dos espaços, com o objetivo de sensibilizar estes atuais e futuros moradores das comunidades.

Sendo assim, ficou firmado que na Horta Comunitária o primeiro passo seria refazer o canal de drenagem e construir outros dois, posteriormente refazer a cerca pois, animais estão entrando na Horta e, aí sim marcar os mutirões. As famílias da Horta Comunitária ficaram de fazer um levantamento de necessidades mais urgentes como mudas, composto, sementes, sistema de irrigação e outros. Será feito o contato com a Secretaria de Agricultura do município tanto por parte do CEPAGRO, quanto por parte das famílias para agendar a máquina para o dreno.

Ao final da reunião, foram descarregados os donativos dos carros e colocados sobre mesas e tábuas (sobras da enchente), as famílias do Grupo chamaram outras que também precisavam e fizeram a partilha. A equipe do CEPAGRO despediu-se e ficou acordado o retorno na próxima semana para mais uma reunião e a partilha dos próximos donativos arrecadados.

Marcos José de Abreu
Engenheiro Agrônomo
CEPAGRO

1 Comentário

  • 1. Roberta Marins de Sá  |  10.12.08 às 10:29

    Seus relatos me causaram uma mistura de emoções.

    O primeiro me trouxe uma profunda tristeza. Estava acompanhando as notícias pelos jornais e televisão, mas com seu relato a tragédia ficou mais pessoal, mais real. Mesmo não conhecendo as pessoas atingidas, percebi que são pessoas que tem os mesmos sonhos e ideais que muitas pessoas com as quais convivemos e trabalhamos, que lutam pelos mesmos objetivos, que algumas delas poderiam estar conosco no avião indo para o Terra Madre, que qualquer um de nós poderia estar na mesma situação. A tristeza se tornou frustração, por achar que o que posso fazer é muito pouco.

    O segundo texto, apesar de ainda trazer notícias tristes, trouxe principalmente a esperança. Trouxe a sensação de que nem tudo está perdido no Mundo em que vivemos, que existem pessoas que arregaçam as mangas e trabalham duro para reverter situações adversas. E mais importante, mostrou que vocês estão tratando de SOLIDARIEDADE, e não de CARIDADE, que estão se OCUPANDO, ao invés de ficarem somente se PREocupando, e o mais importante, estão trabalhando para a transformação das vítimas em PROTAGONISTAS de sua própria renovação e reconstrução.

    É óbvio que não é e não será fácil, e nem tudo será reconstruído, principalmente no que diz respeito aos familiares e entes perdidos. Mas esta experiência, assim como sua recente participação no Terra Madre, será inesquecível e fará parte de sua formação como o ser humano muito especial que você já é.

    Transmita meus parabéns e toda a força para a equipe CEPAGRO e todos os protagonistas desta transformação/renovação. É muito bom saber que temos vocês na Rede Terra Madre.

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.