Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

7/08/2008

Comunidades das Fibras Naturais – Terra Madre 2008

A edição de 2008 do Terra Madre receberá pela primeira vez, paralelamente à rede de comunidades do alimento, uma delegação de produtores de fibras naturais. Visto que estas últimas são cada vez menos protagonistas, torna-se necessário aumentar a consciência do consumidor sobre a sua importância. As fibras naturais são aquelas que se encontram diretamente na natureza e que o homem colhe e trabalha (geralmente classificadas com base na sua origem animal, vegetal ou mineral).

Com a participação de produtores de fibras naturais mais conhecidos e provenientes de todo o mundo, o Terra Madre 2008 pretende criar uma primeira “rede têxtil” com o objetivo de proteger e promover as fibras naturais, educando o consumidor, ou como apelida o Slow Food, o co-produtor. Com a presença de produtores de fibras naturais, o Slow Food estende a sua filosofia a outros setores, neste caso o têxtil, demonstrando que as comunidades locais e as economias de subsistência estão relacionadas entre si de uma maneira global.

As fibras naturais presentes no Terra Madre 2008 serão: a lã, as fibras de caprinos (caxemira, Mohair), as fibras dos camelídeos sul-americanos, a seda, o algodão, o linho, o cânhamo e a juta.

Os produtores de fibras naturais recebidos no Terra Madre 2008 participarão no “Laboratório sobre as Fibras Naturais” no qual se tentará refletir sobre como construir um percurso “slow” para as fibras têxteis, avaliando semelhanças e ligações entre os dois mundos.

As comunidades das fibras naturais brasileiras que participarão do Terra Madre 2008 são:

1 Comentário

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.