18/09/2007
Terra Madre Brasil
O Terra Madre Brasil aconteceu em Brasília, entre 04 e 07 de outubro de 2007, paralelamente à IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
Na ocasião estiveram reunidos representantes das comunidades do alimento brasileiras, acadêmicos e chefs de cozinha da rede Terra Madre, e os líderes dos convivia Slow Food do Brasil. Contamos também com a presença de representantes do Slow Food da América Latina e Itália.
Os Chefs de cozinha participaram das Oficinas da Terra – momentos de discussão – fazendo intercâmbio com comunidades tradicionais, agricultores familiares, pescadores artesanais – todos produtores de alimentos de excelência gastronômica e oriundos da agrobiodiversidade brasileira.
O Terra Madre fez uma interface interessante com a IV Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, através de um restaurante aberto ao público com alimentos preparados a partir de produtos da agricultura familiar, e um espaço gourmet, que ofereceu Oficinas do Gosto para crianças das escolas públicas, oficinas de Ecogastronomia apresentadas pelos Chefs da rede Terra Madre, e eventos beneficentes – almoços e jantares preparados pelos Chefs de cozinha.
Entre os chefs que estiveram presentes no evento:
- Beth Beltrão – Tiradentes (MG) – Restaurante Viradas do Largo
- Dona Lucinha – Belo Horizonte (MG) – Restaurante Dona Lucinha
- Fábio Sicília – Belém (PA) – Restaurante Dom Giuseppe
- Faustino – Fortaleza (CE) – Restaurante Cantinho do Faustino
- Francisco Ansiliero – Brasília (DF) – Restaurante Dom Francisco
- Mara Alcamim – Brasília (DF) – Zuu aZdZ, Universal Diner, Empório Quitinete
- Maria Olímpia – Visconde de Mauá (RJ) – Restaurante Fazenda do Mel
- Teresa Corção – Rio de Janeiro (RJ) – Restaurante O Navegador
- Rosa Hertz e Fernando Calderon – Rio de Janeiro
- Laurent Suaudeau – São Paulo
- Ulisses Dias – Piracicaba
- Maria Madalena Oliveira Leite – Montes Claros
- Maria do Céu – Manaus
- Beto Pimentel – Salvador
- César Santos – Recife
- Ofir Oliveira – Belém
- Murielle Dargaud – Pirenópolis
- Emiliana Azambuja – Goiânia
- Ivan Sartorato – Florianópolis
- Ana Toscano, Maria de Fátima Hamu, Rita de Medeiros, Venceslau Calaf e Salti Sun – Brasília
O evento foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em colaboração com o Slow Food Internacional e ABRASEL-DF.
Mais informações nos sites:
5 Comentários
1. Karla Silva | 11.08.07 às 12:37
Olá, gostaria de saber onde será realizado o Terra Madre 2007, em que local de Brasília, pois adoraria ser voluntária, mas para saber se é possível, facilitaria se soubesse onde se realizará o evento. Agradeço pela atenção e espero poder colaborar com o evento.
Paz e luz, Karla.
2. Laura Rosano | 3.09.07 às 10:48
Mi nombre es Laura Rosano, soy convivium de slow food en uruguay y soy chef, estoy interesada en saber lugar y como se consiguen las acreditaciones para poder ir a el encuentro de Terra Madre Brazil, lugares donde se puede quedar esos dias, es decir toda informcion posible para poder estar ahi.
un abrazo
3. Lucas Ribeiro | 15.09.07 às 3:08
Que saber em que local que será realizado o Terra Madre 2007 em Brasília.
Obrigado desde já
4. Gabriella | 18.09.07 às 12:35
Olá, sou de santa catarina e gostaria de saber, se existem inscriçoes para essas oficinas, caso não consiga vaga de voluntária !.Obrigada
5. Fernando Calderón Boris | 11.08.09 às 12:24
Muito Alem dos fogões e panelas.
Caros irmão de Slow Food, com muito preocupação acompanho as novas programaçoes de T.V, artigos de jornais e revistas, entrevistas a nossos caros colegas de profisão e continuo preguntandome, quando os cozinheiros vamos a ocupar o lugar que nos corresponde como promotores de cultura, muito alem dos fogões, panelas, digas e receitas de pratos?. A cozinha como fenomeno social a acompanhado desde tempos remotos o desenvolvimento do genero humamo, assim como as transformações civilizatorias do mundo. Não por acaso a UNESCO, avalia o niveo de desenvolvimento cultural alcançado por qualquer grupo humano, apartir do niveo de evolução de sua cultura culinaria.
A gastronomia forma parte do patrimonio e acervo cultural da humanidade, pelo que se faz necessario criar espaço nos meios massivos de comunicação, para tambem falar sobre esse particular, no intuito de devolver-lhe a nosso importante evento social, cultural, mitológico, histórico e de identidade, todo o explendor que tanto orgulho mostro a os antigos gregos e romanos.
Muito obrigado.
Chef. Calderón.
Etnólogo e Antropólogo Cultural.