Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

20/11/2008

Terra Madre Toscana: parceria entre o Convivium de Lucca e a Fortaleza do Pinhão da Serra Catarinense

No Terra Madre Toscana, organizado pelo Slow Food Toscana logo após o Terra Madre 2008, nasceu uma verdadeira parceria entre o Convivium de Lucca (Toscana, Itália) e a Fortaleza Slow Food do Pinhão da Serra Catarinense (Brasil).

1o Almoco em Lucca, com Francesco, Mariana e FloraProdutor de Vinho - degustacaoNa Escola pela PazProcessamento de PinoliConhecendo o PinoliAlmoco com autoridades locaisJantar oferecido pelo Convivium LuccaElieane e Andrea Amato - Salone del GustoFortalezas do Pinhao, Umbu e Arroz Vermelho - Salone del Gusto

Durante três dias intensos, o líder do Convivium, Francesco Funaioli, acompanhou duas representantes da Fortaleza brasileira na descoberta do território de Lucca. Eliane dos Reis Niehues e Simone Aparecida Pereira visitaram produtores e lojas do comércio justo e solidário; encontraram-se com estudantes, autoridades locais e associados do Convivium de Lucca para conhecerem experiências exitosas no âmbito da produção eco-sustentável e de comercialização.

Francesco levou Eliane e Simone para visitarem uma das mais antigas áreas de produção e processamento do pinoli pisani, que possui também um pequeno museo que conserva até hoje instrumentos históricos, muito similares aos utilizados atualmente pelos produtores brasileiros. Os produtores de Lucca ficaram espantados com a dimensão do pinhão produzido no Brasil (cerca de cinco vezes maior que o pinhão toscano) e apreciaram o empenho dos produtores da Fortaleza do Pinhão na salvaguarda de um produto essencial para a população da Serra Catarinense.

Estas duas realidades, toscana e brasileira, aparentemente tão distantes, descobriram que tem muitas coisas em comum e este intercâmbio serviu para os produtores confrontarem seus problemas comuns e buscarem juntos soluções possíveis. Sobretudo, se trata de um intercâmbio importante para reforçar ainda mais a Rede Terra Madre: o novo Convivium formado pelos produtores de pinhão da Serra Catarinense organizará, em breve, uma degustação do pinhão toscano que ganharam de presente, enquanto o Convivium de Lucca apresentará o pinhão de araucária aos proprios associados, na próxima colheita.

Não se trata apenas de uma troca de sabores, mas sobretudo de saberes que se encontram e se reforçam dentro da rede do Slow Food.

A Fortaleza do Pinhão de Araucária da Serra Catarinense é patrocinado pela Região Veneto, com o apoio do Ministério do Desesenvolvimento Agrário (MDA) do Brasil.

O Terra Madre Toscana foi organizado pelo Slow Food Toscana e aconteceu entre os dias 28 a 31 de outubro de 2008.

4 Comentários

  • 1. eRIKA  |  20.11.08 às 12:34

    Muito importante esta troca de vivências que voces tiveram oportunidade de saborear!!!
    parabéns!!!
    Bj
    Erika

  • 2. Sérgio Jose de Lima  |  20.11.08 às 1:24

    Parabéns por este intercambio, vcs que batalham por uma vida mais saudavel para o futuro de nossos filhos e a nova geração com certeza deverão ter vida longa.
    Abraços

    Sérgio

  • 3. Eliane dos Reis  |  25.11.08 às 3:37

    Agradeço os comentários e agradeço especialmente a Fundação Slow Food e a Rede Terra Madre, pela oportunidade, foi muito importante, gratificante e enriquecedor participar do Terra Madre 2008, Salone Del Gusto e Terra Madre Toscana, foram momentos de trocas de experiências, intercâmbios de sabores e saberes, momentos estes que fortalecerão e muito o Convivium do Pinhão, a Fortaleza do Pinhão da Serra Catarinense, a Rede de Agroecologia, Rede Ecovida, o movimento Slow Food no Brasil e toda a Rede Terra Madre. Foi maravilhoso poder observar as pessoas saboreando o nosso pinhão, ficando espantadas com o tamanho e mais espantadas ainda com a variedade de pratos deliciosos e nutritivos que podem ser feitos a partir dele e também extremamente enriquecedor poder conhecer produtores de vinho, azeite de oliva e pinolo. E os momentos de convivialidade, então, foram maravilhosos, inclusive durante o jantar do convivium local, tivemos a feliz oportunidade de experimentar pratos feitos a partir de plantas expontâneas locais, enfim, eu acho que poderia escrever durante horas e mesmo assim não conseguiria escrever tudo, portanto, mais uma vez o meu sincero agradecimento. Eliane dos Reis – Lider do Convivium do Pinhão e Coordenadora da Fortaleza do Pinhão da Serra Catarinense.

  • 4. NILVANIA SENA-COOPERJAP  |  27.11.08 às 11:05

    OLA A TODOS,A FAMILIA COOPERJAP FICA MUITO FELIZ EM SABER QUE AS PARCERIAS ESTAO DANDO CERTO PORQUE UNIDOS VAMOS FORTALECER O CERRADO BRASILEIRO.GRATOS A TODOS PELOS TRABALHOS…

    ABRACOS CORDIAIS.CONTE SEMPRE COM A COOPERJAP.

    NILVANIA
    AUX. ADM. COOPERJAP

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.