Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

8/03/2010

Terra Madre Brasil discute biodiversidade alimentar

A associação internacional Slow Food reúne produtores, chefs e pesquisadores brasileiros para reuniões sobre educação alimentar, intercâmbio de sabores e estímulo ao consumo sustentável.

De 19 a 22 de março, Brasília sedia a segunda edição do Terra Madre Brasil – Encontro Nacional de Ecogastronomia –, promovido pelo Slow Food, no Complexo Cultural da Funarte. O evento conta com o apoio  da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura (MC) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Agricultores, pescadores, criadores, produtores artesanais do setor agroalimentar, chefs de cozinha, pesquisadores e acadêmicos, sentam à mesa para discutir temas como biodiversidade alimentar e preservação de tradições culinárias. Entre os destaques desta edição estão a participação de jovens produtores, cozinheiros, universitários e a presença do fundador e presidente da associação, Carlo Petrini.

A reunião é o ponto de encontro para articular a rede Terra Madre, formada por membros de diferentes categorias de produção e consumo de alimentos. Este ano, cerca de 550 participantes de todo o país irão compartilhar projetos bem sucedidos; discutir questões como Alimentação escolar e agricultura familiar e a Formação do consumidor consciente; trocar experiências com o Laboratório do Gosto, que apresentará sabores da Mata Atlântica, da Amazônia e do Cerrado; além de encontros com líderes dos núcleos de convivialidade das cinco regiões do Brasil, que promovem atividades para a educação alimentar.

O público terá a oportunidade de conhecer mais sobre Terra Madre e Slow Food. A filosofia da associação internacional, presente há dez anos no país, é baseada nos conceitos bom, limpo e justo, ou seja: Bom, do ponto de vista das qualidades organolépticas, Limpo, que respeita os ecossistemas e o ambiente e Justo, conforme com os conceitos de justiça social nos ambientes de produção e de comercialização.

Estão programadas atividades focadas no conceito de co-produtor que, segundo Carlo Petrini, é o comensal que conhece a origem dos produtos e com as suas escolhas de consumo contribui ao futuro da produção agrícola. Entre as atrações, o Terra Madre apresenta a Feira de Produtos da Agricultura Familiar com excelência culinária, projeção de filmes sobre alimentação e manifestações artísticas de grupos populares.Para mais informações, acesse www.terramadre.slowfoodbrasil.com

Rede global Terra Madre
A rede global Terra Madre foi lançada pelo Slow Food em 2004 para articular agricultores, produtores artesanais, acadêmicos, chefs, jovens e consumidores. A proposta é discutir sistemas de produção alimentar e reforçar a economia local. A cada dois anos, a rede se encontra em Turim, na Itália, para um rico intercâmbio cultural e alimentar. A comida é o tema central para refletir sobre temas atuais como mudanças climáticas, sustentabilidade e energia limpa. Além da edição bienal, são realizados encontros nacionais, como o Terra Madre Brasil. O próximo encontro internacional acontece na Itália em Turim entre 21 e 25 de outubro de 2010.

O que é Slow Food?
Associação internacional sem fins lucrativos fundada pelo jornalista Carlo Petrini, na Itália, em 1989. Em 20 anos de atuação, a filosofia “bom, limpo e justo” está presente em cerca de 153 países com mais de 100 mil membros. Baseado no conceito de ecogastromia, o Slow Food defende a valorização das tradições culinárias, o fortalecimento dos mercados locais, o consumo como parte da cadeia produtiva alimentar, a origem dos alimentos, o sabor e o prazer à mesa.

O Brasil participa há 10 anos do movimento com, aproximadamente, mil associados, que são organizados em grupos regionais chamados convivium. Estes núcleos realizam atividades como degustações, programas culturais, workshops de educação do gosto e visitas a produtores, além do engajamento em projetos ecogastronômicos. Trata-se de estabelecer o elo entre o campo e a mesa, o homem rural e o comensal urbano. Para mais informações, acesse www.slowfoodbrasil.com

Informações para imprensa:
Escritório de imprensa Slow Food Internacional:
Via della Mendicità Istruita, 14
12042 BRA (Cn)
www.slowfood.com
Elisa Virgillito: e.virgillito@slowfood.it
Tel + 30 0172 419666 Cell + 39 345 2598615
Paola Nano: p.nano@slowfood.it
Tel +39 0172 419645 Cell +39 329 8321285

Malagueta Comunicação:
Carolina Amorim
: carolina@malaguetacomunicacao.com.br | (21)9971-1011
Juliana Dias: juliana@malaguetacomunicacao.com.br | (21) 8746-8828
Marcos França: marcosfranca8@hotmail.com | (61) 8156-838
Ou pelo telefone (21) 2226-4002
www.malaguetacomunicacao.com.br | www.informativomalagueta.com.br

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Acessar

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function eregi_replace() in /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssfeed.php:227 Stack trace: #0 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-update.php(42): BDPRSSFeed->parse() #1 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-aggregator.php(141): BDPRSSUPDATE::update(Object(stdClass)) #2 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssaggregator-db.php(395): BDPRSS2::update(Object(stdClass)) #3 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rss-aggregator.php(130): BDPRSS_DB->updateOldest() #4 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/class-wp-hook.php(287): BDPRSS2::updateOldest('') #5 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/class-wp-hook.php(311): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #6 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #7 /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-includes/ in /home/slowfood/public_html/terramadre/wp-content/plugins/bdprss/bdp-rssfeed.php on line 227