deguste-terra-madre-brasil-2010-foto-neide-rigo

Apresentação – Terra Madre Brasil 2010

O Terra Madre e sua Rede

A rede Terra Madre é constituída por todos aqueles que querem agir para preservar, estimular e promover métodos de produção alimentar sustentáveis, em harmonia com a natureza, a paisagem e os saberes tradicionais. Dedicando especial atenção aos territórios, às variedades vegetais e às espécies animais que têm permitido preservar a fertilidade das terras através dos séculos.

Os primeiros nós desta rede foram as comunidades do alimento, às quais se juntaram posteriormente chefes de cozinha, representantes do mundo acadêmico, jovens, artistas e artesãos.

O Terra Madre é um projeto concebido pelo Slow Food, fruto da sua evolução e que tem atualmente o seu ponto central na convicção que “comer é um ato agrário e produzir é um ato gastronômico”.

O Terra Madre nasceu para dar voz e visibilidade aos agricultores, pescadores e criadores que povoam o nosso mundo.

A rede do Terra Madre foi lançada na reunião inaugural de 2004 em Turim, Itália. Os três encontros mundiais das comunidades do alimento Terra Madre, organizados pelo Slow Food desde então, promoveram o encontro de milhares de agricultores, produtores, chefs, educadores, jovens e ativistas de 150 países para que pudessem trabalhar juntos para melhorar o nosso sistema alimentar.

A aventura do Terra Madre propaga-se ao ritmo das estações, toma novas formas e enriquecesse consoante as especificidades dos povos, dos climas e dos territórios. Prova desta evolução são os encontros nacionais organizados localmente pelos diferentes países.

Terra Madre Brasil

A primeira edição do Terra Madre Brasil aconteceu em Brasília em outubro de 2007. Participaram ao evento 500 delegados representantes da rede Terra Madre no Brasil e na América Latina.

Terra Madre Brasil 2010

A segunda edição do Terra Madre Brasil será realizada em Brasília de 19 a 22 de março de 2010. O encontro será realizado pelo Slow Food com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do FIDA (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola) e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Participarão ao evento 550 convidados representantes da rede do Terra Madre no Brasil, das instituições locais, jornalistas, jovens e todos aqueles que têm interesse pelas temáticas abordadas pelo movimento.

Os participantes serão divididos nas seguintes categorias: produtores das comunidades do alimento, artistas e artesãos, cozinheiros, jovens, lideres e associados do movimento Slow Food, acadêmicos, jornalistas, convidados de instituições governamentais e de entidades culturais e sociais (urbanas e rurais).

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Se você for um associado do Slow Food e tiver interesse em participar, clique aqui

Volutários

Participe como voluntário! Até o dia 26 de fevereiro receberemos as candidaturas. Pra saber mais, clique aqui


Saiba mais:

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.