11/07/2008
Quatro meses para o encontro
Editorial da Newsletter Terra Madre, escrito por Paolo di Croce
Estamos a apenas quatro meses de distância da terceira edição do Terra Madre, mas parece que foi ontem que, de uma intuição do Presidente do Slow Food Carlo Petrini em 2003, nascia a idéia de um grande encontro mundial entre as comunidades do alimento. E hoje, ao pensar nestes últimos cinco anos, podemos dizer que o resultado foi muito além das nossas expectativas. Estávamos convencidos que conseguiríamos envolver muita gente em todo o mundo com uma sensibilidade e atenção particular pelas temáticas do Terra Madre, mas não pensávamos que tantas categorias de pessoas estivessem dispostas a dedicar-se para ajudar na construção da rede. Porque devemos lembrar que além das várias redes, das comunidades do alimento aos chefes, às Universidades e à novidade deste ano dos jovens e dos músicos, neste anos foram criadas uma multiplicidade de situações nas quais tantas pessoas deram um contributo fundamental para o crescimento e o funcionamento do Terra Madre.
Penso nos imensos convivia em todo o mundo que começaram a trabalhar com as comunidades do alimento ou com os chefes, pondo em prática a ligação fundamental entre produtores e consumidores interessados em produtos bons, limpos e justos. Os mesmos convivia que em muitas ocasiões realizaram até atividades de angariação de fundos para as comunidades. São inúmeras as atividades organizadas em todo o mundo, desde verdadeiros eventos nacionais a pequenos eventos, mas todos úteis para divulgar a filosofia do Terra Madre.
Penso nas centenas de voluntários que há anos nos acompanham e dedicam tanto do seu tempo livre para nos ajudar e que, há mais de um ano, formaram até uma Associação que os reúne. Lembro-me de tantas pessoas que fizeram donativos para ajudar os produtores de países mais pobres. Penso nas muitas famílias que mantiveram contato com os delegados que acolheram e que em muitos casos foram visitá-los nos seus países de origem, dando vida também a verdadeiras relações de amizade. A lista podia continuar, mas gostaria de concluir recordando sobretudo as milhares de relações que se criaram de forma absolutamente espontânea e independente da nossa estrutura central, que estão se consolidando e que constituem seguramente a melhor base para continuar a fazer crescer cada vez mais a rede do Terra Madre no mundo.
_____________________________________________________
Paolo Di Croce é o Secretário Geral do Slow Food e Secretário Fundação do Terra Madre
A Newsletter Terra Madre é o boletim para todos os que fazem parte da rede do Terra Madre e que juntos defendem a agricultura, a pesca e a criação sustentável. É enviada por e-mail para todos os participantes da rede, e publicada mensalmente no site do Slow Food Brasil.