Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

21/05/2008

Usina de Natmel abre panorama de mercado para o mel das abelhas nativas

Escrito por Murillo Drumond

Uma revolução silenciosa acontece numa pequena região semi-árida do nordeste do Maranhão. Após anos de experiência no desenvolvimento de uma tecnologia apropriada para o uso sustentável das abelhas nativas, a Associação Maranhense Para a Conservação da Natureza- AMAVIDA e o Fórum de Articulação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Integradas ao Projeto Abelhas Nativas –FATTRIP resolveram encarar o desafio e fundaram a primeira unidade processadora de produtos da sociobiodiversidade das abelhas nativas que se tem notícia.

Ao contrário da tradicional Casa do Mel, a Usina de Natmel, incorpora as experiências acumuladas em anos de atividades produtivas com o mel das abelhas nativas (natmel), onde o mesmo é submetido a um processo de maturação peculiar, que dá ao produto um paladar único, com identidade geográfica marcante. Além do natmel, outras surpresas inovadoras emergem da Usina, como o natpólen, utilizado no tempero de saladas, ou o vinho de caju, com identidade própria na mão de cada fabricante.

A “Usina” é o primeiro passo de libertação dos meliponicultores comunitários do Projeto Abelhas Nativas, que entram no mercado, como donos do próprio negócio. É o teste final para que num futuro próximo seja construída uma promissora cooperativa.

2 Comentários

  • 1. Quim Drummond  |  21.05.08 às 9:04

    Tive a grande oportunidade de conhecer as comunidades participantes do Projeto Abelhas Nativas no interior do Maranhão. Vê essa gente abraçada ao projeto da AMAVIDA é como se agarrassem em uma tábua de salvação. Salvar a natureza, o espaço de vida deles tão maltratado, a própria vida de cada um deles com chance de VIDA que não seja apenas um sonho. Coloco a disposição endereço de blogs com imagens e texto da Caminha da Colheita.

    http://quimdrummond.blogspot.com
    http://quimdrummond.spaces.live.com

  • 2. Comunidades das Abelhas N&hellip  |  28.09.08 às 8:56

    […] Saiba mais sobre a Comunidade das Abelhas Nativas […]

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.