26/05/2008
Terra Madre
Escrito por Osias Silva
Uma semente que foi semeada no mundo, chegou ao Brasil e se espalhou por todos os Estados. No Amapá foi plantada no ano passado e hoje começa a aparecer às primeiras folhas. São folhas que nascem timidamente, mas ao sentir a sensação da luz flora com força, vigor e vontade de crescer.
As pessoas que buscam entender o papel da Rede Terra Madre para a agricultura familiar, para a inclusão de pequenos produtores em um cenário de discussão maior e que levarem em consideração a importância desse movimento para os frutos de conhecimento que ele oferece, se juntarão para somar e ser parceiros. A esperança que renasce com o trabalho em conjunto, cria um leque de idéias e oportunidade de expor conhecimentos que muita das vezes ficou esquecido no tempo. São valores escondidos em poder dos anciões e que deve ser explorado pelos mais jovens. Um tipo de qualidade de vida que deve ser seguido em um momento em que se vive o caos da má alimentação.
Muitas são as ferramentas usadas para a exploração desse conhecimento. É nos encontros que se expõem através de um intercambio de produtores, estudantes, chefes de cozinha e professores idéias para a apropriação e o beneficiamento da diversidade produtiva e cultural do Estado, do País e do Mundo. Esse ano com a participação dos jovens nas discussões, pretende-se reforçar mais ainda os alicerces da rede e criar vínculos de aproximação com os produtores através de estágios.
A luz aparece, surgem idéias novas, os produtores se estimulam na aplicação de novos métodos, começam a fazerem novos experimentos, recriam um novo modo de pensar e dão mais importância para o que antes era visto como um simples alimento. Essa busca, essa troca de conhecimento estimula o produtor a crescer e valorizar o que consome.
________________________________________________
Osias é o coordenador da Comunidade da Castanha do Maracá (AP) e inicia agora sua participação no Youth Food Movement (Movimento dos Jovens pelo Alimento).
2 Comentários
1. Joao Antonino de Araujo | 26.05.08 às 7:20
Querido Osias, esta semente nasceu e tem que crescer rapido e depende de cada um de nos que temos compromisso, com o bom limpo e justo. parabéns.
2. Herundino Ribeiro do Nascimento Filho | 27.05.08 às 11:47
Caro Osias,
A semente foi plantada, os primeiros raios de luzes começam a iluminar, as folhas aparecem e crescem com rapidez e a juventude têm em suas mãos a oportunidade de regá-las, com isso esperamos que em todo o mundo os jovens começem a mudar a forma de ver o futuro. Pensem em cuidar da Terra como uma Mãe, na vida da pessoas com mais saúde e menos extresse, a partir daquilo que se produz pra comer. Bom, limpo e justo, parabéns.