14/02/2009
Brasil e Terra Madre na BioFach 2009
A BioFach é a maior feira dedicada a produtos orgânicos do mundo e já se aproxima da sua 20ª edição. O evento, que acontece anualmente em Nuremberg, na Alemanha, inaugura sempre no mês de fevereiro o calendário das feiras BioFach, que acontecem também na Índia, China, Japão, Estados Unidos e Brasil. Este ano, a feira será realizada no período de 19 a 22 de fevereiro, tendo a Dinamarca como país-tema.
Por se tratar de uma feira focada em negócios, não existe a venda de produtos para visitantes e compradores. Os grandes produtores e grandes empreendimentos que trabalham com orgânicos, bem como, empreendimentos da agricultura familiar, expõem seus produtos, promovem degustações, trocam informações com fornecedores e compradores, aprendem sobre novas tecnologias e agendam visitas com futuros parceiros. No ano de 2008, a feira contou com 2.764 expositores e cerca de 46.500 visitantes, vindos de 124 países, números resultantes da movimentação de, aproximadamente 40 bilhões de dólares no mercado internacional orgânico, no ano anterior.
Este ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, está apoiando dez empreendimentos produtores de orgânicos, que representam a agricultura familiar brasileira e possuem certificação orgânica. É prevista a geração de negócios para mais de quatro mil famílias que estarão ali representadas.
O estande do MDA, onde os produtos orgânicos ficarão expostos, terá 61 metros quadrados no pavilhão dois da feira e, contará com o cacau, mel, café, óleos, polpas, geléias e doces de frutas.
Dos dez empreendimentos selecionados para representar o Brasil na BioFach, quatro fazem parte da rede Terra Madre, são eles:
- COOPFAM – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região
- COOPEALNOR – Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte (agroecologia@cealnor.org.br)
- COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (www.umbubrasil.com.br)
A COOPERCUC, que representa a Fortaleza Slow Food do Umbu, já participa do evento pela terceira vez e, a cada ano firma parcerias mais importantes para a cooperativa. O objetivo da participação no primeiro ano foi iniciar os contatos com futuros clientes e observar o funcionamento de uma feira desta grandiosidade. Já na segunda vez, o foco foi fechar negócios, a empresa austríaca de comércio justo EZA comprou 15 mil vidros de doces.
Agora em 2009, a COOPERCUC participa da BioFach com o intuito de começar uma negociação com a maior empresa de comércio justo da Alemanha, a GEPA, e também para fechar a venda de 25 mil vidros de doces para a já parceira EZA.
Além disso, já está marcada uma reunião na BioFach com representantes da Fairtrade Labelling Organizations International – FLO, que é a maior certificadora de comércio justo e responsável mundial pelo açúcar e produtos processados. Após o término da feira, haverá outra reunião, desta vez com representantes da KMB – Organização dos Homens Católicos da Diocese de Linz, uma entidade austríaca que apóia a COOPERCUC nas áreas comercial, produtiva e ambiental.
A cooperativa levará vários produtos derivados do umbu e do maracujá da caatinga, além do doce de banana com maracujá e alguns lançamentos.
Para mais informações sobre a BioFach acesse o site: www.biofach.de/