13/07/2010
Gastromotiva: panelas que constroem cidadãos
Texto de Adriana Martins
Durante os quatro dias do II Terra Madre Brasil, os participantes tiveram direito a almoço e jantar no próprio local do evento. As refeições, preparadas segundo os preceitos do Slow Food, foram elaboradas pela equipe da Gastromotiva, um projeto de capacitação e inclusão de jovens de baixa renda por meio da gastronomia. A iniciativa foi criada por David Hertz, chef de cozinha e professor da Universidade Anhembi-Morumbi.
Tudo começou em 2004, quando ele foi convidado para desenhar a cozinha do Instituto Lina Galvani, que atua em São Paulo. A partir daí, criou o “Cozinheiro cidadão”, programa de formação profissional de auxiliares de cozinha na favela do Jaguaré (SP). No ano seguinte, fundou a Gastromotiva, reconhecida como Oscip em 2008. Hoje, a organização oferece, além de cursos gratuitos, serviço de bufê e produtos como colheres e pratos estilizados. “Encontrei minha missão de vida e caminho profissional. Temos cursos profissionalizantes, dois novos em funcionamento desde abril de 2010, cada um com turma de 35 alunos. Além dos cursos, estamos abrindo espaço para a rede empreendedora nacional através da incubadora de negócios sociais inclusivos”, comemora. Pelo trabalho na Gastromotiva, Hertz ganhou o Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2009.
“Sempre ouvi sobre o Slow Food, mas só conheci de perto quando fui indicado para participar do Terra Madre em Turim, no ano de 2008. Desde então, houve uma sinergia de valores e princípios. Nós fizemos a proposta para a organização do II Terra Madre Brasil de realizar a praça da alimentação como parte de nosso programa de capacitação”. Segundo o chef, o cardápio das refeições foi realizado de acordo com a sazonalidade e frescor dos alimentos encontrados nas feiras locais. “Mas, devido ao tamanho e complexidade do evento, alguns produtos vieram diretamente da Ceasa de Brasília”, esclarece. Também foram utilizados ingredientes apoiados pelo SF, como a geleia de umbu.
Nos dias 22 e 23 de abril de 2010, Hertz esteve em Recife compartilhando a história da Gastromotiva no Congresso Internacional de Cidadania Empresarial – Práticas e Inovações sobre Negócios Inclusivos.
Texto publicado na coluna Comer&Beber do Diário do Nordeste, em 9/4/2010