Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

18/08/2008

Para relembrar: Fotos do Terra Madre 2006


Se não conseguir visualizar as fotos clique aqui

3 Comentários

  • 1. Editor  |  23.08.08 às 2:12

    Olá,
    Para ter mais informações sobre o Terra Madre, acesse:
    Terra Madre 2008

    Para receber os textos do nosso site, basta cadastrar seu email na coluna ao lado.

  • 2. ISAIAS ALVES DE SOUZA FILHO  |  28.07.09 às 5:19

    Boa Tarde, sou um dos respnsáveis pela retomada de uma manifestação cultural existente aqui na região de Valença – Bahia, que envolve a cultura da mandioca, pois essa manifestação cultural denominada de Grupo Arguidá, representa uma caminhada transportando o Alguidar de barro da cidade para a roça, como na época o não havia estradas e só caminhos para animais e pedestre. Dessa forma o Alguidar de barro era amarrado em duas varas e transportado pelas pessoas e no trajeto até a roça iam revezando, cantando, fazendo coreografias, bebendo (para encurtar o caminho), quando da chegada na casa de farinha era motivo de alegria e festa, com muita musica, principalmente canticos de trabalho e muito samba.
    Com essa síntese gostaria da possibilidade de ter informações acerca de outras manifestações culturais em volta da cultura da mandioca para que possamos socializar também a parte cultural que envolve essa cultura tão bem defendida como tive oportunidade de ler nos depoimentos.
    Na oportunidade gostaria de dividir um Trabalho de Conclusão de Curso e ele é totalmente sobre a cultura da mandioca enfocando as Manifestações Culturais e em especial o Grupo Arguidá.

    Isaias Alves / Valença – Bahia – Brasil

  • 3. Teresa Corção  |  3.08.09 às 12:37

    Caro Isaias,
    Parabéns pelo seu trabalho de registro de um bem cultural de tanta importância. Como podemos obter uma cópia para sabermos mais detalhes? Quanto a outras manifestações ligadas à cultura da mandioca sabemos da linda festa da Divina Farinhada promovida pelo Claudio Andrade de Florianópolis no Casarão dos Andrade, Outra festa acontece em Acará, no Pará onde os habitantes da cidade trazem, literalmente, suas raízes, de mandioca para uma casa de farinha montada para a ocasiao onde tb ha música e dança. Certamente nesse Brasil mandioqueiro de norte a sul deve haver muitas outras festas comemorando a nossa rainha! Que tal pesquisarmos isso juntos? Meu email é teresa@onavegador.com.br grande abraço, Teresa

Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.