Terra Madre Brasil - Rede Nacional de Comunidades do Alimento

28/04/2008

Relato da 1ª Festa do Licuri

Escrito por Josenaide Souza Alves

Licuri no pé (Foto: Roberta Sá)A 1ª Festa do Licuri foi um sucesso total na Região de Capim Grosso e Quixabeira/Bahia, localizada a 220 km de Feira de Santa. Logo cedo, vários carros chegando e muita animação dos agricultores, amigos e sócios da Cooperativa Coopes.

Festa foi realizada no dia 30 de março de 2008, na comunidade Ramal, no meio da roça e do licurizal.. Foi grande a animação das mulheres com suas cantigas da quebra do licuri, os homens cantando boiadas, teatro sobre a preservação do meio ambiente, oficinas, forrozinho e muita comida gostosa.Torrando licuri (Foto: Roberta Sá)

A Festa começou as 09:30h com a missa celebrada pelo padre Xavier Nichele (Jesuíta), em seguida houve a palestra do reitor da UESB de Vitória da Conquista – Dr. Abel São José Rebouças, sobre Fruticultura e o Licuri. Logo após, muita cantoria, comidas típicas com leite de licuri, almoço, lanches, sorvetes, beijus, cocadas, doces, umbuzada com leite de licuri, petiscos, rosários, licuri torrado, etc. Foram armadas seis tendas culturais onde foram realizadas Oficinas sobre hidratação de cabelo com óleo de licuri, Paçoca de licuri pisada no pilão e licuri torrado em forno de lenha.

Quebra do Licuri (Foto Roberta Sá)Estiveram presentes na Festa mais de 1.500 pessoas, inclusive representantes de várias Organizações como: SECTI/Salvador, MPA/Capim Grosso, UNICAFES Bahia e Brasília, Sicoob Coopere Valente, EBDA de Jacobina e Mairi, ECOJUS, Associações de Pequenos Produtores, STTRs, Slow Food e Rede Terra Madre Brasil, UESB de Vitória da Conquista, UESF de Feira de Santana, FABES – Faculdade de Capim, Grosso, APAEB de Valente, Projeto Conviver e EFA de Jaboticaba, Rádios Comunitárias de Capim Grosso, Itatiaia e Quixabeira, lideranças das Comunidades Rurais e Igreja Católica, Associação de Apicultores de Rui Barbosa, Prefeitura de Capim Grosso e muitos outros amigos.

A Diretora da Cooperativa do Piemonte da Diamantina e Comissão Organizadora tem o prazer de agradecer a todos os Sócios, colaboradores e patrocinadores do evento: CRASA/Capim Grosso, SECTI/Salvador, UESB de Vitória da Conquista, STTRs de Capim Grosso e Quixabeira, Banco do Nordeste – Jacobina, MPA/Capim Grosso, Associação Comercial de Capim Grosso, FABES – Faculdade de Capim Grosso, Silvia Paródi, Dr. Marilda, Valdirene, Prefeitura de Capim Grosso, Cerealista Maciel/Capim Grosso, EBDA de Jacobina e as Rádios Comunitárias Contorno FM de Capim Grosso e Quixabeira.

Outras informações e fotos no site www.coopes.org.br

13 Comentários

  • 1. vilma borges santos  |  29.04.08 às 9:55

    Olá ,adorei o texto, gostaria de está na festa, é isso mesmo, temos que comemorar os nossos produtos da terra .

  • 2. katia Karam Toralles  |  14.05.08 às 7:46

    Parabéns a todos da coopertiva COOPES pela riqueza e grandiosidade do evento!!!!

    A descrição da festa nos deixa bastante animados para botar as mãos na massa para realizar uma idéia do convívio Slow Food de Pirenópolis e produtores, que é a relização do festival do baru.

    Aguardem que mandaremos notícias e o convite….

    grande abraço

    Katia Karam

  • 3. Evaldo Alves  |  24.08.08 às 8:17

    Fico feliz de ler nticias da terra onde nasci, na cidade de Quixabeira Bahia, hoje teve a oportunidade de crescimento profissional e pessoal e desejo que nosso povo politizado, possa crescer em graça pela força do Deus Vivo. Agradeço a todos os movimentos sociais que no auge da dificuldade, conseguem um avitoria…mobilizar o povo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Parabéns Pe. Xavier pela elevação da auto-estima e valorização desse povo sofredor.
    um forte abraço.

  • 4. gustavo  |  28.08.08 às 10:06

    sou ex aluno da efa e estou muito feliz da efa e a populaçao estarem trabalhando juntas para que o festival do licuri seja um grande evento comu todos os outro festivais foram. Queria dizer a todos os alunos q tenham forca q a caminhada é dura mais muito gratificante
    um abraço a todos

  • 5. Josenalvo  |  18.10.08 às 6:18

    JOSENAIDE,
    Quanto é bom saber de seu engajamento na divulgaçao e apoio a causa do licuri!
    Sou do distrito de Angico, no municipio de Mairi, portanto, regiao de grande ocorrencia do licuri e, apesar de morar em Sao Paulo (capital) há 17 anos, conheço de perto a “questao licuri”, pois vivi em contato com a cultura do licuri por 19 anos …
    Parabenizo a você pela iniciativa nobre é pelo belo relato da festa do licuri!
    Que nao lhe falte entusiamo nessa jornada!
    Muita paz.

    Josenalvo Cerqueira (Filho do municipio e Mairi-BA)

  • 6. Josenalvo  |  18.10.08 às 6:30

    Veja a materia no Globo rural sobre o licuri,…

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM854403-7823-COCO+LICURI,00.html

    Abç.

  • 7. Ranael Cardozo Alves  |  11.11.08 às 11:19

    Muito importante a iniciativa dessa festa, fique feliz pela valorização dessa Gueirreira que quebra o licuri, fazem doces, cocadas etc. sou tambem do Angico e moro Salvador. tenho orgulho de nossa gente que luta sempre por dias melhores.

  • 8. Ademilton Barbosa 13.11.08  |  13.11.08 às 9:55

    Sou monitor da EFA de Jaboticaba e participei do evento achei maravilhoso, espero que este tenha sido uma porta para os muitos outros que virão. aproveito para dizer que no dia 14 de dezembro de 2008 realizaremos mais um fetival com a tematica sobre o licuri

  • 9. Josenaide  |  23.11.08 às 12:00

    Quero agradecer a todos vocês que prestigiaram nossa Festa e que estão atentos ao que acontece em nossa Caatinga. Aproveito para convidá-los para a II FESTA DO LICURI em abril de 2009, no município de Serrolândia. Convido aos membros do Grupo Intelectuais da Terra , Terra Madre Brasil e Slow Food para fazer um momento de discussão nesse dia, sobre produtos da Arca do Gosto e Fortalezas. Aceitamos sugestões para II Festa do Licuri.

    Abraço
    Josenaide de Souza Alves
    Presidente da Coopes – Capim Grosso – Ba

  • 10. Marcia  |  6.12.08 às 11:58

    <p>Capim Grosso fez parte da minha infância se pudesse voltar no tempo<br />
    com certeza seria pra lá que iria!<br />
    Espero poder receber notícias dessa cidade maravilhosa e quem sabe encontrar amigos que a distância e o tempo separou mas que nunca saíram da minha memória.</p>

  • 11. WILMAR ALVES FERREIRA  |  23.10.09 às 3:08

    FOI MUITO LEGAL, LER OS DETALES DETE EVENTO, AINDA MAIS EU QUE SOU APAICHONADO PELO LICIRÍ, APROVEITANDO ESTE INTUZIASMO DE VOCES, GOSTARIA DE FAZER UMA PARCERIA COM VOCES GOSTARIA DE PEDIR PARA VOCES ME MANDAR 1 KL. DE SEMENTE DO LICURÍ, PELO CORREIO É SÓ ME MANDE O N°. DA CONTA QUE EU DEPOSITO ODINHEIRO, PAGANDO A SEMENTE E DISPESAS DO CORREIO.
    PARABENS PELA ALTA ESTIMA QUE VOCES ESTAM PROPORCIONANDO AOS NOSSOS COMPANHEIROS, BAIANOS, ABRAÇOS A TODOS.

  • 12. josenilson farias  |  26.01.12 às 9:52

    eu sou um baiano de irajuba, e amo cocada de licuri e procurando por licuri na net, encontrei comentario sobre esta festa que eu qeuro participr um dia!!! que legal pacoca de licuri ! quero provar

  • 13. JOSENALVO CERQUEIRA  |  27.04.12 às 10:56

    josenilson farias;
    Dia, 29/04/2012, será a 5ª Festa do Licuri no Municipio de Mairi – BA. Realizada pela COOpes e estamos todos ansiosos,… Uma dica quando vc quiser produtos do licuri entre em contato com a COOPES eles teem varios produtos e enviam pelos correios, salvo engano de minha memoria…
    Abração

<< Texto anterior: Próximo texto: >>
Ecogastronomia Extinção de espécies alimentícias Programação detalhada do eventoVozes do Terra Madre Voluntários
Realizado por:
Slow Food
Em colaboração com:
Regione del Veneto IMCA
Educação em FocoFunarte
Em parceria com:FIDA
SIDMINCSDTMDABrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing

» Terra Madre Brasil | Fazer login

© 2010 Todos os direitos reservados aos autores das fotos e textos.
Não é permitido reproduzir o conteúdo deste site sem citar a fonte, link e o autor.