12/01/2009
II Festa do Licuri
Escrito por: Josenaide Alves
Um sinal de esperança para os produtores da Caatinga
O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.
Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.
Através da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES, os produtos (doces, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, paçoca, artesanatos, bijuterias) são comercializados na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais, destacando-se o Encontro Mundial das Comunidades do Alimento (Terra Madre) realizado em 2004, 2006 e 2008, na cidade de Turim – Itália.
Em 2008, a Assembléia Geral da COOPES decidiu que cada ano a Festa do Licuri será realizada em um município ou comunidade onde predomina mata nativa do licuri, para que a idéia seja divulgada e abraçada por todos da região.
II Festa do Licuri
A II Festa do Licuri será realizada no dia 26 de abril de 2009, numa comunidade do município de Serrolândia, tendo como objetivo incentivar:
- A cultura regional, através das suas cantigas, comidas típicas, etc;
- Produção de mais alimentos, artesanatos, cosméticos e outros derivados do licuri;
- Preservação do meio ambiente e da vegetação da caatinga;
- Preservação dos licurizeiros;
- Reflorestamento com o plantio da palmeiras nas áreas devastadas;
- Geração de trabalho e renda para famílias;
- Parceria de outras entidades.
A COOPES e a rede Terra Madre convidam os sócios, amigos, lideranças e representantes de entidades parceiras a participarem da Assembléia, que será realizada dia 09 de fevereiro de 2009, às 9:30h na Sede, onde será formada uma Comissão de Organização da Festa do Licuri, agenda de reuniões e outros encaminhamentos.
Josenaide de Souza Alves – Presidente
Coopes – Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina
Av.Airton Senna 731 A – Bairro São Luiz Capim Grosso – Bahia
Tel: (74)3651-0225 e (74)9199-8569
E-mail: josa.alves@ig.com.br
Site: www.coopes.org.br
7 Comentários
1. Fique por dentro Festa &r&hellip | 13.01.09 às 5:56
[…] o envento da rede, além de textos sobre gastronomia, culinária regional, … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
2. MARGARIDA NASCIMENTO | 12.05.09 às 7:09
boa noite fico muito contente pois nasci ai perto em serrolandia e fico feliz em ver que a comunidade se preocupa em presevar a origem e ensetinvado o pessoal a parabens.
gostaria de ver a reportagem da 2 festa do licuri pois foi na roça dos meus pais como estou longe não pude esta ai moro e sp e gostaria de ver as fotos reportagem obrigada um grande abraço.
margarida
3. Samuel de Andrade. Reis | 18.08.09 às 12:47
sou um dos tecnico que estou acompanhado uma iniciativa
para produção de licuri no municipio de Monte Santo.
a nossa proposta chama-se beneficiadora comunitaria de licuri.
estamos iniciando.
companheiros gostaria de marcar uma visita a esta entidade
pois no momento somos paceiros, somos visinho e defendemos
a mesma causa. aguadamos a resposta, de vocês.obrigado samuel.
4. Simone Fraga Tenório Pereira Linaress | 27.08.09 às 12:00
Olá, Conheci o Slow Food através de pesquisas sobre alimentos. Hoje estava pesquisando sobre produtos extraídos do Licuri, pois sou pesquisadora do Programa de Conservação e Manejo da Arara-Azul-de-Lear, através da Fundação Loro Parque e SAVE Brasil, e olha aonde vim parar!
O Licuri é o principal item alimentar dessa espécie que só ocorre no sertão baiano, na região de Jeremoabo, Canudos, Euclides da Cunha, Sento Sé, Monte Santo, Campo Formoso, Santa Brígida, Uauá e Paulo Afonso.
Pesquiso para verificar a possibilidade de utilização do fruto no estágio maduro, evitando a competição com as araras que se alimentam no estágio anterior à maturação. A idéia é que as comunidades trabalhem organizadas, de maneira sustentável e produzam renda através desses produtos.
Que pena que só agora soube da Festa do Licuri! Mas quem sabe na próxima consigo ir.
Parabéns pelo trabalho de vocês.
5. Simone Fraga Tenório Pereira Linaress | 27.08.09 às 2:53
Samuel,
Monte Santo é uma das áreas de ocorrência da Arara-Azul-de-Lear; podemos conversar a respeito sim, pois, nestas áreas, dependendo de como for feita a extração, vai ser mais difícil obter o licenciamento para a atividade.
Você poderia entrar em contato diretamente comigo através do meu e-mail: simone.tenorio@gmail.com
Aguardo!
Abraço.
6. Mequisson | 5.10.13 às 12:25
A RAIZ DO LICURI TAMBEM É REMÉDIO PARA PROSTATA
7. Josenaide de Souza Alves | 11.01.14 às 6:19
Fico contente com os comentários sobre o Licuri. É muito importante fazer o licuri viver e não desaparecer. O nosso objetivo é valorizar cada vez mais o Licuri e se possível, nos juntar a outras comunidades que também trabalham com este coquinho delicioso e saudável. Nossa meta é Criar uma Rede de Produção e Valorização do Licuri. Em 2013, iniciamos a divulgação da Proposta de Lei de Preservação do Licuri nos municípios da Região. Cada ano fazemos a Festa em um município onde tem Licuri. Dia 27 de julho de 2014, faremos a VIIª Festa Regional do Licuri no município de Várzea do Poço, sertão da Bahia. Todos os amigos e amigas do Licuri estão convidados. Quando estiver mais próximo da data, colocaremos a programação no site. Veja fotos de outras Festas na galeria de fotos e blog do site: http://www.coopes.org.br
Visite a Coopes em Capim Grosso – Bahia, participe da VIIª Festa do Licuri e traga suas pesquisas, experiências e produtos para comercializar na Festa. Abração. Josa